A ABIEP – Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha – representa os interesses da comunidade formada pela indústria, comércio e praticantes de oito (8) modalidades esportivas: Surf, Skate, Stand Up Paddle, Windsurf, Kitesurf, Wakeboard, Bodyboard e Snowboard.
“Os esportes com prancha nasceram com o surf e sua cultura de praia, que sempre buscou e busca uma melhor maneira de viver, explicando o comportamento moderno e hedonista de seus praticantes. Somente o surf comporta um universo de 5 milhões de praticantes no Brasil, abraçados por 54 milhões de pessoas interessadas no tema”, revela Romeu Andreatta, presidente de honra e fundador da ABIEP.
A ABIEP tem como norte de sua fundação fomentar o crescimento da prática dos boardsports junto aos simpatizantes. E como associação, atua para catalisar mais 10 mil empresas e entidades nas diferentes modalidades dos esportes com pranchas, buscando base para institucionalidade, capacitação e crescimento para todos.
Como entidade nacional de representação, a ABIEP é uma organização apartidária e tem o objeto de congregar empresas do setor dos esportes com prancha, para promover e representar seus interesses com o propósito de desenvolvimento do segmento econômico.
Neste sentido, a ABIEP trabalha para aproximação de dirigentes associados para permanente intercâmbio de informações empresariais. Aprimorar processos de desenvolvimento em todos os campos, e estimular e zelar pelo relacionamento ético entre o poder público, empresários, produtores, fornecedores e clientes.
Periodicamente, a ABIEP realiza estudos e pesquisas mercadológicas de interesses públicos voltados ao setor. Na temática de processos, atua em consultorias práticas para interação com órgãos governamentais.
Uma das propostas centrais da ABIEP está em estabelecer relacionamento positivo entre entidades de classe congêneres para aprimoramento da representação empresarial. E a partir de 2022 vai executar um sólido plano de mídia, que comporta produção de conteúdo com webinars, séries, lives e divulgação de pesquisas.