Abiep

PROJETO SOCIAL SURF PRAIA PARA TODOS VAI ATENDER MULHERES JOVENS E POPULAÇÃO EM VULNERABILIDADE SOCIAL NO RIO DE JANEIRO

Publicado em 24/05/2023 por Assessoria

Laboratório Educacional gratuito de surf em parceria com a Loterj vai beneficiar mulheres jovens em vulnerabilidade social nas comunidades da Rocinha, Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, nas praias de São Conrado e do Arpoador.

Imagem de divulgação.

Democratizar a prática do surf, promover inclusão e integração social por meio do esporte, gerar experiências transformadoras e ofertar aulas gratuitas da modalidade a mulheres jovens em situação de risco, também para grupos da terceira idade e pessoas com deficiência, moradores das comunidades da Rocinha, Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. Esse é o projeto Surf Praia Para Todos, que será realizado durante um ano nas praias de São Conrado e do Arpoador, graças a inédita parceria com a Loterj via Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A tríade que reúne inclusão social, iniciação esportiva e acompanhamento psicológico, resume as prioridades do “Surf Praia Para Todos”, que vai atender os moradores das comunidades citadas, em formato de laboratório educacional gratuito com o empréstimo de todos os materiais, tais como pranchas e equipamentos de segurança.

Cada um dos dois núcleos contará com produtor e coordenadores locais, monitores esportivos, recepcionistas, assistentes de produção, fotógrafos, videomaker, salva-vidas e psicólogos, que farão o acompanhamento das 240 alunas(os) beneficiadas(os) pelo projeto. As inscrições estão abertas às comunidades selecionadas pelo projeto, para quem esteja interessado em aprender e evoluir com o surf, um dos esportes que mais cresceu no Brasil depois das Olimpíadas de Tóquio 2020.

Recente pesquisa divulgada pelo Ibobe Repucom mostrou que existem 53 milhões de pessoas interessadas pelo surf no Brasil, motivados pelo fenômeno Gabriel Medina e pelas conquistas da Geração Brazilian Storm. Contudo, os altos custos para prática esportiva são inibidores, pois apenas 5.5 milhões praticam o esporte, sendo que as mulheres ocupam menos de 10% desses números.

“A parceria entre a ABIEP (Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha) com a Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro) pretende ser um modelo para o esporte brasileiro, que tem hoje no surf um grande agente de benefícios físicos e mentais e uma excelente imagem de superação com qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, combinações que geram uma poderosa ferramenta de transformação social.” – Romeu Andreatta, presidente de honra da ABIEP, realizadora do Surf Praia Para Todos.

A inauguração do projeto está prevista para o dia 5 de junho, para cadastramento e entrevista com todas(os) as(os) alunas(os) inscritas(os) no projeto, junto da introdução educacional e apresentação dos materiais e entregas dos uniformes. Os núcleos em São Conrado e Arpoador funcionarão as segundas, quartas e sextas-feiras, entre 8 e às 13 horas.

O Surf Praia Para Todos Rio será realizado graças a Loterj, uma autarquia do Governo do Estado do Rio de Janeiro vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, que reverte anualmente até 70% dos seus lucros a projetos sociais, que já́ beneficiou mais de 300 instituições. A parceria entre a Abiep e a Loterj tem vigência de 12 meses de duração, com repasse de R$ 2 milhões.

Para mais informaçõesacesse: www.surfpraiaptodos.com.br

Parceria: