ABIEP
ABIEP

Instituto Medina promove palestra sobre Mediação de Conflitos

Evento em São Sebastião (SP) apresenta um ciclo de palestras numa iniciativa da Samsung com o objetivo de colaborar na formação dos jovens atletas.

por Fábio Maradei, 15/04/2018

Entender diferentes pontos de vista, saber avaliar, se comunicar em situações de conflito. Para jovens dos dez aos 16 anos que pretendem seguir a carreira como surfistas profissionais, os conflitos farão parte de sua vida competitiva. Neste sábado (14), todos os atletas do Instituto Gabriel Medina (IGM) assistiram a palestra Mediação de Conflitos, entendendo os diferentes pontos de vista, com Tom Almeida, especialista em transformação de cultura corporativa, empreendedorismo e liderança.

O encontro no auditório Samsung abriu o ciclo de palestras promovido pela Samsung Social, com o objetivo de colaborar para a formação e transformação da vida dos jovens, oferecendo alternativas para que possam ir além. O palestrante conversou durante uma hora com os atletas, que demonstraram grande interesse e muita interação. Também realizou uma dinâmica de grupo para reforçar o tema.

“O objetivo foi trazer para a vida real esse tema de mediação de conflito, principalmente nesse ambiente de esportes, e não ficar num processo conceitual. Foi delicioso. Eles ficaram uma hora superatentos, interessados, fazendo perguntas. Foi uma experiência bem interessante e acho que eles vão conseguir levar para a vida real”, afirmou o palestrante.

Para a presidente do IGM, Simone Medina que acompanhou a palestra e também interagiu bastante, a iniciativa foi muito útil para os atletas, que cotidianamente terão de lidar com conflitos internos e em coletividade. “Eles podem trabalhar melhor algumas situações dentro e fora do mar. Na verdade, será uma experiência para a vida, não só para o esporte. Super importante eles entenderem e aprenderem que têm o tempo de ouvir, de falar, de opinar, ter a sua perspectiva”, comentou.

A diretora de marketing corporativo e de consumer eletronics da Samsung Brasil, Andréa Mello, ressaltou que o ciclo de palestras Samsung tem como objetivo contribuir para a transformação dos jovens. “Queremos participar da mudança realmente e essas palestras vão colaborar no desenvolvimento deles. É com muito orgulho que patrocinamos o Instituto Gabriel Medina desde a sua fundação e iniciamos agora o ciclo de palestras Samsung para contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes que fazem parte do projeto”, disse.

No total, serão 13 palestras e, entre os encontros, um especial com o ícone do esporte Vanderlei Cordeiro de Lima, que ficou conhecido por seu fair play ao chegar comemorando a medalha de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, após ter sido atrapalhado quando liderava a prova. O fato lhe rendeu, inclusive, a medalha Barão de Coubertin, oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional somente a poucos atletas que se destacam pelo alto grau de esportividade nas disputas.

Localizado na praia de Maresias, em São Sebastião, exatamente onde Gabriel Medina aprendeu a surfar quando criança, o IGM foi inaugurado no dia 31 de janeiro de 2017 e logo no dia seguinte, os atletas convidados já estavam na sede do projeto, iniciando os treinos. O projeto é o sonho realizado do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, que oferece para jovens talentos do surf a mesma estrutura de preparação física e técnica do ídolo do surf, acrescentada de aulas de inglês, em parceria com a Wizard, e tecnologia, com a Microsoft. Os atletas treinam no contraturno da escola e também ganham uniformes, alimentação, apoio nos campeonatos e atendimento médico (inclusive fisioterápico) e odontológico.

Clique aqui para acessar o site do Instituto Gabriel Medina

Facebook

Instagram

Twitter

Flickr

Youtube